A palavra RISCO deriva do italiano antigo “risicare”, que significa “ousar”. Nesse sentido, o risco é uma escolha, e não um destino. Nesse sento, o Risco sempre vai existir no turismo de aventura e a agencia e os guias devem assumi-lo no lugar dos clientes.
Negar os riscos ou escondê-lo dos clientes é potencializar os riscos são inerentes da prática das atividades de ecoturismo.
O Seguro Aventura atua como importante estratégia de gerenciamento de riscos, na medida que transfere o risco de um acidente e o consequente dever de indenizar na qualidade de prestador de serviços para a Seguradora. Ele permite que os operadores de turismo oferecem seus serviços, sem a preocupação com o risco de perderem tudo no caso de um acidente.
Importante ressaltar, que o seguro de vida tradicional oferecido pelos bancos e corretoras, possuí cláusula expressa de exclusão para risco agravados, como é o caso da prática de esportes de aventura. Os planos de Saúde também possuem cláusulas de exclusão e não cobrem muitos procedimentos e medicamentos.
A Responsabilidade dos guias e agências é objetiva e independe da culpa. O CDC equipara os guias ao fornecedor de serviços e os clientes como consumidores.
O Termo de Assunção e Responsabilidade, são componentes essenciais e compõem a estratégia de riscos de qualquer operação comercia de turismo de aventura. É um documento que tem por objetivo esclarecer os clientes dos riscos envolvidos durante a execução das atividades e que o mesmo reconhece o potencial desses riscos. No entanto. O termo e o avisos legais não necessariamente impedem que a operadora seja processada judicialmente, mas podem contribuir para um resultado mais favorável ao operador que em conjunto com a contratação do seguro aventura informou corretamente o cliente dos riscos envolvidos.
é um instrumento muito importante pois tem por objetivo que o prestador informe dos riscos e o cliente declare que tem conhecimento.
O Art. 8º do CDC obriga os prestadores de serviços a dar informações sobre os riscos envolvidos nos serviços a colocados no mercado.